segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vamos de bike?

Muito se fala sobre mobilidade urbana e meios de transporte ecologicamente corretos. Devido a tecnologia já temos ônibus movidos a energia elétrica e o famoso biodisel. Mas, no meio de toda essa onda de sustentabilidade, eis que nos deparamos com uma velha conhecida da humanidade: a bicicleta!

A bicicleta se caracteriza como meio de transporte ideal para quem deseja unir sustentabilidade a uma vida mais saudável. Além de não poluir o meio ambiente, andar de bicicleta é um dos exercícios físicos mais completos que existem. 

Mediante a esses fatores, gostaria de indicar projetos que incentivam e orientam quanto ao uso da bicicleta, como meio de transporte ou lazer, e apontam os benefícios que ela proporciona a vida das pessoas.

"Vá de Bike"http://vadebike.org/

O site "Vá de Bike" é um dos melhores e mais completos para quem procura informações para a utilização da bicicleta como meio de transporte. O site contém matérias sobre mobilidade urbana e assuntos relacionados a utilização da bicicleta como meio de transporte, além de informações sobre eventos e ações que acontecem em todo o país. 

"Bike Anjo"http://bikeanjo.com.br/

Esse é um projeto que ajuda aqueles que estão começando a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Ao entrar em contato com o Bike Anjo, você pode solicitar um roteiro da sua casa até o seu trabalho, por exemplo, para saber qual o caminho mais fácil para ir de bicicleta. Além disso, o pessoal do Bike Anjo dá dicas de segurança e manutenção de bicicletas, para que você possa ter mais autonomia ao utilizá-la. O Bike Anjo também realiza trabalho presenciais, os voluntários do projeto ensinam pessoas a andar de bicicleta e auxiliam os ciclistas nos trajetos que desejam percorrer, dando dicas de trânsito e segurança. 

Em Curitiba, os voluntários do Bike Anjo se reúnem no último domingo de cada mês, das 8 às 16hs, na Praça Nossa Senhora de Salette, na Av. Cândido Abreu, para ensinar pessoas a andar de bicicleta e dar dicas e orientações para aqueles que já sabem.

Para finalizar, gostaria de deixar a sugestão do livro:


"Eu Amo Bike: 50 histórias de quem ama andar de bicicleta."


https://www.facebook.com/livroeuamobike/app_206803572685797


Ainda não li, mas pretendo fazer um post especial sobre ele, depois de lê-lo. Metade do dinheiro arrecado com as vendas será doado para projetos que incentivam o uso da bicicleta, como os que foram citados anteriormente. 

8 comentários:

  1. Amiiiiga, gostei bastante do teu blog *-*
    tu escreve muito bem.
    To querendo voltar com o meu tbm, mas to tão sem tempo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada! <3 Eu ainda acho que tenho muito para melhorar, percebi que tenho problemas para usar vírgulas. HIASHIHAUI

      Volte, eu leio! *-* HIAHSUAIHSUAI

      Eu já separei vários assuntos para escrever, mas também não estou com muito tempo.

      Excluir
  2. hasuahsuahsuasahsuaha
    se precisar de qualquer ajuda, só vir falar comigo :)
    quem sabe eu possa ajudar :)
    vou salvar aqui nos favoritos pra eu ler sempre.
    tá escrevendo regulamente? ou só quando dá tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, qualquer coisa eu grito! =)
      Também vou ler o seu sempre, espero que se empolgue para voltar a escrever mesmo!
      Só quando dá tempo, mas já tenho muitas ideias!

      Nós podemos fazer uns posts em conjunto futuramente, já que gostamos das mesmas coisas, o que acha?

      Excluir
    2. siiiiiiim, gostei da ideia *-*
      temos que ter uma ideia bem legal de tema pro nosso post \o/

      Excluir
    3. Sim, vamos pensar em alguma coisa... pode ser sobre livros, já que a nossa outra ideia nunca vira realidade. HIAHUSA \=

      Excluir
  3. O mais incrível, é a falta de respeito com os ciclistas! Estou assutadíssima com as noticias dos últimos dias: "Ciclista é atropelado por moto e depois por carro"; "Ciclista é atropelado por outro ciclista" (hâ?!); "Ciclista atropelado por ônibus". Tudo bem que isso é reflexo da sociedade violenta, desigual e antagônica que vivemos...
    Mas GOD! Não há nem punição para tal desrepeito à vida!
    Ontem, vi uma reportagem com um motorista de ônibus que referiu "não ter sentido a batida" no ciclista que acabara de atropelar? Pode isso? E o pior, ele foi "liberado" após prestar depoimento. Eu não consigo conceber. Como tantas outras áreas, precisamos de leis efetivas, que "saiam do papel" e não de mais leis, que instituam a concretude das primeiras.
    Tenho certeza que escolhemos nossa profissão, mesmo sem saber, para realizar enfrentamentos.

    Desculpa o desabafo (pode tirar um print também aushauhs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que é isso Graci, esses desabafos são muito importantes. É muito triste ver como os ciclistas são tradados, são vistos como pessoas que atrapalham o trânsito ou como seres "invisíveis", como parece no caso da notícia que você citou, isso é muito triste!

      Excluir